
O que é angioplastia com implantação de stent carotídeo?
A angioplastia carotídea com stent é um procedimento minimamente invasivo, realizado de forma endovascular após uma angiografia diagnóstica. O procedimento de angioplastia carotídea pode ser realizado no mesmo dia do angiografia diagnóstica ou dias ou semanas após o angiografia.
Durante a angioplastia, um cateter de balão é guiado até a área do bloqueio ou estreitamento(estenose). Quando o balão é inflado, a placa de gordura ou bloqueio é comprimido contra as paredes da artéria para melhorar o fluxo sanguíneo.
Durante o procedimento de angioplastia, um stent carotídeo (um pequeno tubo de malha de metal) é colocado dentro da artéria carótida no local do bloqueio e fornece suporte para manter a artéria aberta.
Para pacientes que atendem a certos critérios de elegibilidade, o stent carotídeo oferece uma abordagem menos invasiva do que a endarterectomia carotídea, que é tratamento cirúrgico aberto para bloqueios da artéria carótida. O stent carotídeo pode ser realizado enquanto o paciente está acordado, reduzindo o tempo de recuperação e internação.
Detalhes do procedimento
O que acontece durante o procedimento de angioplastia com stent carotídea?
Um medicamento como heparina é administrado durante o procedimento para reduzir o risco de coágulos sanguíneos. Você também vai precisar tomar aspirina e Plavix (bissulfato de clopidogrel) por três a cinco dias antes do procedimento e por seis meses a 1 ano após o procedimento. Seu médico ou enfermeiro lhe dará instruções específicas sobre o que você pode ou não comer ou beber antes do procedimento.
Primeiro, o médico pode optar por anestesia geral ou local. Caso for local ele anestesia a área onde a bainha introdutora será inserida. A bainha é um tubo fino e oco que é inserido em um vaso sanguíneo na perna (abordagem femoral) ou braço (abordagem braquial).
Um tubo longo e estreito chamado cateter é inserido através da bainha e é guiado através da aorta até a artéria carótida com o auxílio de uma máquina de raio-X especial, chamada hemodinâmica.
Alguns pacientes podem ter uma segunda bainha colocada na veia da perna ou do braço, onde um fio de marcapasso temporário é colocado no coração para regular o ritmo cardíaco durante o procedimento.
O material de contraste é injetado através do cateter e filmes de raio-X são criados conforme o material de contraste se move através das artérias carótidas (vasos que fornecem circulação ao seu cérebro). As fotografias digitais do material de contraste são usadas para identificar o local do estreitamento ou bloqueio.
Se os testes de diagnóstico mostrarem estreitamento grave ou bloqueio na artéria carótida, o procedimento de angioplastia e colocação de stent carotídeo pode ser abortado e uma nova abordagem terapêutica pode ser discutida, como o tratamento clinico conservador ou optar pela endarterectomia (cirurgia que remove a placa de forma aberta). Tudo irá depender da condição clínica de cada paciente.
O que acontece durante o procedimento de angioplastia e colocação de stent carotídeo?
Um fio-guia especialmente projetado com um filtro é colocado além do local do estreitamento ou bloqueio (estenose) na artéria carótida. Uma vez que o filtro esteja no lugar, um pequeno cateter que leva o balão é guiado para a área do bloqueio. Quando o balão é inflado, a placa de gordura ou bloqueio é comprimido contra as paredes da artéria e o diâmetro do vaso sanguíneo é alargado (dilatado) para aumentar o fluxo sanguíneo. O balão é removido e o stent é colocado dentro da artéria para alargar a abertura e dar suporte à parede da artéria.
Após a colocação do stent, uma nova angiografia é realizada para confirmar se o stent se expandiu completamente e o estreitamento ou bloqueio foi corrigido. Frequentemente, um segundo cateter de balão é inflado para garantir que o stent seja aberto ao máximo. O stent permanece no lugar permanentemente e atua como um andaime para dar suporte à artéria e mantê-la aberta. Após várias semanas, a artéria cicatriza ao redor do stent.
O que acontece após o procedimento de colocação de stent na carótida?
A bainha pode permanecer no lugar ou um plugue vascular ou sutura pode ser usado para obter hemostasia.
Você precisará ficar deitado (sem dobrar as pernas) após a remoção da bainha. Isso é necessário para evitar sangramento. Você pode receber medicamentos para reduzir o desconforto. Seu médico determinará quanto tempo você terá que ficar deitado, o que pode ser seis horas.
Planeje passar a noite no hospital após o procedimento. Você será avaliado pelo seu médico, fará um exame neurológico e outros exames, para avaliar os resultados do procedimento. Seu médico discutirá os resultados do procedimento com você e sua família.
Antes de ir para casa, você receberá instruções sobre seus medicamentos, dieta, atividade e quando ligar para seu médico.
Seu médico prescreverá aspirina e Plavix (bissulfato de clopidogrel) para tomar por seis mês a 1 ano após o procedimento. Esses medicamentos ajudam a prevenir a formação de coágulos sanguíneos no local onde o stent foi colocado. Siga as instruções do seu médico sobre como e quando tomar esses medicamentos. Não pare de tomar esses medicamentos sem antes falar com seu médico.
Você precisará pegar leve por alguns dias após o procedimento. Você pode subir escadas, após 1 semana, e use um ritmo mais lento. Não faça esforço durante os movimentos intestinais. Aumente gradualmente suas atividades até atingir seu nível normal de atividade até o final de 10 dias.
Perguntas frequentes sobre o procedimento de colocação de stent na carótida
Como posso descobrir se sou elegível para o procedimento?
Se o procedimento de colocação de stent na carótida for recomendado como uma opção de tratamento, você será avaliado para determinar se atende aos requisitos de elegibilidade para este procedimento. Se você for um candidato elegível para o procedimento de angioplastia e colocação de stent na carótida, seu médico e enfermeiro lhe darão mais informações sobre o que esperar antes, durante e depois do procedimento.
Estarei acordado durante o procedimento?
Depende. Você poderá ficar acordado e consciente durante todo o procedimento. O médico usará um anestésico local para anestesiar o local de inserção do cateter. Caso o seu médico opte por anestesia geral, você irá dormir durante o procedimento.
Onde o procedimento é realizado?
A angiografia carotídea, a angioplastia e a colocação de stents são realizadas em uma sala de procedimentos de hemodinâmica, que é um centro cirúrgico especial.
Quem realiza o procedimento?
O procedimento é realizado preferencialmente por um neurorradiolgista intervencionista, pois caso haja alguma complicação ele poderá intervir no cérebro diretamente. Mas profissionais como cirurgiões vasculares sub-especializados em cirurgia endovascular e cardiologistas intervencionistas também realizam.
Quanto tempo dura o procedimento?
O procedimento geralmente dura cerca de duas horas, mas o tempo de preparação e recuperação adiciona várias horas. Planeje ficar o dia todo para o procedimento e permanecer no hospital durante pelo menos 2 dias.